Inteligência Artificial no Inbound Marketing

Como falamos recentemente, inteligência artificial (IA) é o termo geral usado para se referir a diferentes sistemas de máquinas que se relacionam, o que inclui tecnologías como aprendizado por máquinas, processamento de linguagem natural e visão computacional. Essas tecnologias têm diferentes capacidades e estão em diferentes níveis de maturidade, mas todas tem o propósito de oferecer praticidade com um raciocínio rápido para diversas operações.

Utilizamos IA em várias situações do nosso dia: o buscador do Google é uma inteligência artificial, as sugestões do Youtube, Netflix e Spotify são inteligências artificiais e até mesmos sistemas de entregas são operadas por inteligências artificiais. Elas funcionam como excelentes ferramentas para diversas tarefas, então por que não auxiliarem com soluções para Inbound Marketing.

O que é Inbound Marketing?

Segundo a definição da HubSpot:

“Em vez dos antigos métodos de outbound marketing de comprar anúncios, comprar listas de e-mail e torcer para conseguir leads, o Inbound Marketing se concentra na criação de conteúdo de qualidade que atrai as pessoas para sua empresa e produto, onde naturalmente querem ser. Ao alinhar o conteúdo que você publica com os interesses do seu cliente, você naturalmente atrai tráfego de entrada que você pode converter, fechar e encantar ao longo do tempo “.

Metodologia Inbound Marketing

Inteligência Artificial e Inbound Marketing

Segundo a Hubspot, no inbound marketing é necessário trabalhar com um novo modelo para o SEO, tópicos. “Os motores de busca influentes como o Google mudaram seu algoritmo para favorecer o conteúdo baseado em tópicos. Como resultado, os SEOs estão explorando uma nova maneira de vincular conteúdo relacionado sob um modelo de tópicos”, afirmou a empresa.

A chave para a estratégia de tópicos é a inteligência artificial. A ferramenta de Estratégia de conteúdo do HubSpot usa a IA para enfrentar e recomendar tópicos mais rápido e melhor do que os comerciantes humanos podem. Inbound é agora sobre o planejamento de conteúdo habilitado para IA em torno de áreas temáticas, e não palavras-chave específicas. Como resultado, a AI se tornará um pênalti de campanhas atrativas efetivas.

A IA não está apenas afetando o estágio de atração da metodologia inbound, está mudando o estágio de conversão também. Ferramentas do mercado utilizam uma tecnologia de inteligência artificial para encontrar os melhores leads em seu banco de dados com base no histórico de interações de um contato. As ferramentas de inbound marketing que utilizam IA, também geram notificações para os vendedores, otimizando os processos de CRM.

Por último, mas não menos importante, a IA otimiza os tempos de envio de e-mail com base no histórico de interações de um contato e recomenda quando os contatos são mais prováveis ​​de se envolver com as comunicações.

A funcionalidade de inteligência artificial está tornando mais rápido, fácil e mais eficaz realizar operações de vendas durante a fase de conversão. No entanto, talvez o maior e mais emocionante anúncio relacionado a IA está aplicado aos estágios fechamento e encantamento do inbound. Há novas ferramentas que permitem conversar em escala com clientes potenciais e consumidores em todos os canais.

O bate-papo está rapidamente se tornando um trocador de jogos no inbound marketing. Ao usá-lo é possível converter e fechar leads a taxas muito maiores do que apenas com o conteúdo sozinho. O bate-papo também encanta as perspectivas e os clientes abordando todas as necessidades ou questões em qualquer etapa da viagem de compras. E o bate-papo em escala só é possível com inteligência artificial.

Essas ferramentas facilitam o gerenciamento de bate-papo com recursos humanos em toda a organização e em qualquer canal, tudo a partir de uma única plataforma. Mas também possibilita a utilização de bots alimentados por IA para gerenciar conversas em escala.

“O bate-papo é bom quando alimentado por humanos”, disse O’Donnell, vice-presidente de produtos da HubSpot. “O bate-papo é impressionante quando impulsionado pela inteligência artificial”.

Por que os chatbots são críticos para o futuro do inbound?

Diz a Diretora de Estratégia da HubSpot Bradford Coffey escrevendo no Medium sobre a aquisição da Motion AI, uma empresa que ajuda as pessoas a implantar chatbots em escala sem desenvolvedores:

“Na HubSpot, estudamos o comportamento humano e, em seguida, criamos produtos para combinar a maneira como os compradores modernos compram, aprendem e se comunicam. Observar como as pessoas descobriram o conteúdo através da pesquisa no Google foi a nossa primeira grande visão e formou a base do que acabaríamos por chamar de “inbound marketing”. Mais tarde, observando como as pessoas consumiram conteúdo ao qual se inscreveram, nos mudamos agressivamente para automação de marketing. Nos últimos anos, observamos um novo comportamento: o aumento da mensagem e do bate-papo “.

A inteligência artificial agora alimenta os recursos do HubSpot em todos os estágios atração, conversão, fechamento e encantamento do inbound.

No passado, era preciso compreender que a jornada do cliente havia mudado graças à Internet. Eles precisavam empreender com a transformação digital e alinhar seus negócios com os hábitos de pesquisa e conteúdo dos consumidores modernos.

Hoje, é preciso entender como o inbound, especificamente, mudou na era das inteligências artificiais. As ferramentas agora existem para desenvolver relacionamentos “um-a-um” com potenciais clientes e clientes. Pode ser difícil entender o quão profunda será essa mudança, porque o inbound marketing na Internet ainda está em seus primeiros dias.

Mas outras disciplinas já foram transformadas pela IA. Na década de 1980, a inteligência artificial foi implantada pela primeira vez em Wall Street. Não mudou a forma como as empresas ganharam dinheiro; eles ainda lucraram com taxas de consultoria e negócios bem sucedidos, mas se transformaram a maneira como os empreendedores faziam os seus trabalhos.

Em primeiro lugar, a Ia deu superpoderes a alguns empreendedores selecionados que o usaram para aproveitar as oportunidades de forma mais rápida e em escala de maneiras que as equipes humanas não puderam fazer. A IA trocou a velocidade e vislumbrou as idéias do mercado melhor do que as pessoas.

Os benefícios foram ótimos. Hoje, os negócios de alta freqüência realizados pela IA compreendem mais de 60% de todos os negócios. Bancos de investimento usam algoritmos para encontrar novas oportunidades antes da competição e a IA é usada para fazer tarefas administrativas e dispendiosas em uma fração do tempo por uma fração do custo.

Em suma, você não pode fazer o investimento bancário efetivamente sem alguma forma de inteligência artificial.

Espere uma trajetória semelhante no inbound marketing.

Os empreendedores de inbound que começam a implantar inteligência artificial verão benefícios extraordinários. Os benefícios para o uso da IA serão tão bons que o inbound marketing sem algum tipo de IA não terá sentido econômico. E o movimento da indústria nascido por empresas empreendedoras, finalmente alcançará seu objetivo final:

Atrair, converter, fechar e encantar a escala

Mas para realizar um futuro brilhante em inbound marketing com inteligência artificial, os empreendedores precisam evoluir.

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Texto traduzido e adaptado de Marketing Artificial Intelligence Institute.

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