Robôs de Marketing: O Futuro Chegou

Há alguns anos estamos vivendo a era dos smartphones e seus aplicativos. Muitas das forças de criação de marketing digital estiveram voltadas para este nicho, que se caracterizou como um dos mercados com maior crescimento da última década. No entanto, 2018 parece ser o ano para outra ferramenta, ainda pouco explorada no marketing digital: os robôs de marketing.

Os robôs, ou “bots”, são em sua definição mais ampla softwares que realizam atividades repetitivas de maneira automatizada na internet.  A nova geração de “bots”, no entanto, são softwares que agem como usuários através de inteligência artificial e machine learning.

Durante a conferência F8, em abril de 2016, o Facebook anunciou o lançamento de uma plataforma de compra e construção de códigos para robôs para seu aplicativo de chat, o Messenger. Os “chatbots” permitem que usuários completem tarefas como organizar reuniões e pedir produtos através de textos curtos.

As possibilidades de uso dessa nova geração de robôs de marketing são inúmeras. Em e-commerce, por exemplo, os “bots” podem atuar como “vendedores humanos” dentro de uma loja, oferecendo produtos e fechando a compra para os clientes.  Além dos robôs de vendas, também existem robôs de rastreamento, responsáveis por estudar os hábitos de visitantes de determinados websites.

O mercado brasileiro está começando a explorar o nicho de inteligência artificial para marketing digital.  Rodrigo Schvabe e Raphael Lacerda são diretores da Mercado Binário, empresa de marketing digital em Curitiba pioneira em automação de marketing. Para eles, as empresas brasileiras usam menos de 10% das tecnologias de automação de marketing disponíveis no mercado, “por falta de conhecimento ou metodologias de aplicação”, segundo Raphael.

Na área do marketing digital, automatizar é uma maneira de diminuir custos que também proporciona alto retorno.  O caminho, no entanto, não é automatizar tudo. É necessário que seja realizado um estudo dentro de uma organização para decidir que áreas automatizar. Segundo Rodrigo Schvabe, “automatizar é importante, porém a resposta humanizada é insubstituível”.

A empresa desenvolveu um robô próprio que já está na versão 3.0 e automatiza parte das ações de marketing digital. A ideia é comercializar o produto para que qualquer empresa possa usar inteligência artificial em seu marketing, sem criação de novas páginas ou complicadas configurações. Com as tecnologias atuais já é possível gerar conteúdo, publicar nas redes e fazer automação de e-mail marketing, sms e otimizar anúncios de forma automática com robôs de Google Adwords. Para o futuro, a tendência é um aumento na gama de ações disponíveis.

Quer saber mais sobre robôs que automatizam campanhas de adwords e te ajudam a atingir os objetivos de marketing, conheça o robô de vendas da Mercado Binário – Vamos juntos superar seus desafios.

Cuidamos do seu marketing, da criação de seu site ou desenvolvimento de sua loja virtual entre em contato com nossos consultores.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


BAIXE AGORA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A FERRAMENTA QUE IRÁ FACILITAR SEU MARKETING



 

BAIXE AGORA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A FERRAMENTA QUE IRÁ FACILITAR SEU MARKETING


 

BAIXE AGORA A FERRAMENTA QUE IRÁ FACILITAR SEU MARKETING


Falar com especialista via WhatsApp