Operações de Marketing: onde tecnologia e estratégia se encontram

O mercado atual é um lugar animador para os profissionais de marketing. Departamentos de marketing têm mais para usar do que nunca quando se trata de dados, métricas e informações funcionais sobre clientes existentes, prospects e muito mais.

As empresas têm mais oportunidades de aperfeiçoar e desenvolver suas estratégias com precisão, tornando a previsão de dados mais fácil.

ROI é o que cada movimento de marketing é projetado para alcançar. Você quer ter mais do que você investiu, e com tantos dados para analisar e usar para identificar pontos fortes e fracos, suas estratégias podem ser mais precisas e realizáveis ​​do que nunca.

O marketing entrou em um grande período de mudanças positivas, e é através do desenvolvimento de novas tecnologias e processos que isso têm sido possível.

O Futuro do Marketing: Impulsionado pelos Dados

Marketing sempre se baseou em dados de clientes e insights. Mas, à medida que mais dados se tornaram disponíveis, os processos e métodos para usar e analisar esses dados tornaram-se mais sofisticados.

A indústria sofreu um grande impacto ao ter tantos dados e não entender o que eles significam ou como isso pode ajudá-los, para ser capaz de acompanhar tudo em tempo real e recolher informações valiosas e insights.

Na verdade, 87% dos comerciantes acreditam que o martech – união do marketing e tecnologia –  já está melhorando o desempenho de marketing em suas empresas (Ascend, 2015), e 50-65% dos executivos de marketing entrevistados pelo Conductor planejam gastar mais em tecnologias para marketing.

Todas as evidências apontam para que os dados sejam a chave para o futuro dos esforços em marketing e como o desenvolvimento de operações de marketing como um sistema, tecnologia, dados e estratégia podem ser combinados efetivamente para acelerar o ROI.

O que queremos dizer com Operações de Marketing?

Operações de marketing são uma função-chave dentro do seu departamento de marketing. Ele alinha e combina processo, análise e dados usando a tecnologia mais recente.

Operações de marketing eficazes permitem que você aproveite ao máximo as tecnologias escolhidas para o seu departamento de marketing, bem como agilizar os processos e obter o máximo de sua estratégia.

Aproveitamento de Big Data

Até 2020, aproximadamente 1,7 megabytes de informação serão criados a cada segundo para cada ser humano no planeta.

Este é um volume inimaginável de dados tornou-se essencial para o sucesso de quase todas as campanhas de marketing altamente eficazes.

As principais marcas abraçam cada pedacinho de dados que podem capturar sobre o seu público e utilizam-o para moldar melhores e mais eficazes experiências para os clientes.

Os dados permitem acompanhar quase todos os elementos de suas campanhas de marketing. Tanto os dados em tempo real como os históricos podem ser aproveitados para futuras campanhas e fazer ajustes em tempo real para melhorar o impacto de cada campanha e reduzir o desperdício.

Os departamentos de marketing historicamente tiveram dificuldade em provar o valor de algumas de suas técnicas mais experimentais e “modernas” para os escalões superiores de suas empresas. Com o grande volume de dados disponíveis agora, tudo pode ser rastreado, analisado e comprovado.

Usando a tecnologia de marketing para entregar seus objetivos

Marketing hoje é alimentado pela tecnologia.

Mesmo se você não reconhece o seu negócio como tecnológico você pode ter certeza de que tem uma pilha de tecnologia de marketing em ação. Seja o mais básico e mais conhecido de suas aplicações como o Google Analytics, Hootsuite ou Mailchimp, seja um software mais especializado para o seu nicho.

Martech beneficia o seu negócio de muitas maneiras. Ele ajuda a garantir que seus dados sejam totalmente gerenciados, acessíveis e facilmente analisados, além de também ser eficaz para economizar tempo e custos.

Automação de marketing é usado por milhares de empresas todos os dias com resultados comprovados. Como um estudo descobriu, as empresas que utilizam a automação de marketing para estimular as perspectivas viram um aumento de 451% em leads qualificados.

Leia também: Automação de e-mail marketing é possível?

Criatividade conhece o Analytics

O marketing é criativo. E deve ser para capturar o interesse e engajar os sentidos do público-alvo. Mas é muito mais do que deixar os profissionais de marketing serem criativos e imaginativos.

Profissionais de marketing muitas vezes se orgulham de seu lado criativo, mas a necessidade de abraçar o tecnológico e aceitar a abordagem científica e analítica necessária para o sucesso no marketing moderno deve ser considerada.

Os volumes de dados e as tecnologias de alta qualidade combinam-se através de operações de marketing para permitir o uso sofisticado desses dados de novas maneiras, aprimorando ainda mais as experiências dos clientes e proporcionando melhores resultados.

A análise da campanha elimina ambiguidades, confusões e conjecturas, já que as estatísticas estão prontas e aguardando para serem analisadas e transformadas em previsões e relatórios.

Indo adiante com operações de marketing

Profissionais de marketing nunca podem se aquietar por muito tempo, porque a evolução do seu papel garante que há sempre mais uma inovação empurrando-os um pouco mais perto do cliente, para melhorar ainda mais a sua experiência.

A maioria das empresas tem suas pilhas de marketing crescendo, estando estão conscientes disso ou não, mas o que constitui uma pilha de operações de marketing? Como isso difere?

Ele reúne a tecnologia, processos, sistemas de CRM e muito mais para um departamento totalmente racionalizado e eficaz.

As operações de marketing permitem que os talentos estejam focados em novas formas inovadoras de campanha e desenvolvimento de negócios.

Sistemas automatizados e racionalizados permitem que os cérebros por trás de seu negócio sejam verdadeiramente colocados em ação, exercendo sua criatividade, prontos para combiná-los com o quadro estratégico, baseado em análise.

Traduzido e adaptado de: Marketing Tech

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